sexta-feira, 16 de maio de 2008

Microsoft lança programa para exploração espacial

 

A Microsoft lançou na noite de segunda-feira (12) um programa disponível na internet que permite explorar imagens do Universo pelo computador. No WorldWide Telescope, pode explorar planetas, luas e outros corpos celestes. O software está disponível no site www.worldwidetelescope.org.

O programa, produzido pela área de pesquisa da Microsoft, utiliza imagens de fontes como os telescópios Hubble, Chandra e Spitzer. É possível explorar a galáxia sozinho ou fazer "passeios guiados" para diferentes lugares do espaço, desenvolvidos por especialistas em astronomia.

De acordo com a empresa de Bill Gates, a Nasa (agência espacial norte-americana) e outras instituições ajudaram no desenvolvimento do sistema, do ponto de vista científico.

"O WorldWide Telescope é uma ferramenta poderosa para a ciência e a educação que torna possível para todo mundo explorar o Universo", afirma Bill Gates, presidente da Microsoft, em nota

É possível ver a localização dos planetas no espaço --no passado, no presente e em projeções para o futuro. Também há um recurso que permite escolher entre vários comprimentos de onda de luz, para ver estruturas escondidas em certas áreas da galáxia.

Reprodução

Imagem de saturno obtida pelo WorldWide Telescope; programa faz visitas guiadas pelo espaço

Imagem de Saturno obtida pelo WorldWide Telescope; programa faz visitas guiadas pelo espaço

Nenhum comentário: