sexta-feira, 16 de maio de 2008

Homens bebem mais para esquecer problemas

Homens têm uma tendência maior a se refugiar no álcool para fugir dos problemas, segundo um novo estudo da Yale University School of Medicine sobre o impacto do estresse no consumo de álcool. Mulheres e homens costumam apresentar tipos diferentes de distúrbios psicológicos diante de quadros de estresse. Enquanto elas apresentam maiores taxas de depressão e distúrbios de ansiedade, eles se envolvem mais em problemas com álcool.
Os pesquisadores expuseram 54 pessoas (27 homens e 27 mulheres), que bebem socialmente, a três tipos de seqüência de imagens: estressantes, ligadas ao consumo de álcool e neutras/relaxantes. Os participantes tiveram avaliadas suas respostas corporais, excitação cardiovasculares, emoções subjetivas e comportamentais.
O resultado foi que as mulheres queixaram-se mais de tristeza e ansiedade do que os homens. No entanto, eles manifestaram uma ligação entre excitação emocional e aumento do desejo por álcool.
Segundo os pesquisadores, em média, os homens bebem mais do que as mulheres. Assim, mais íntimos do álcool, eles estariam mais suscetíveis a transformá-lo num meio de lidar com sensações de perigo.
Os pesquisadores dizem ainda que as mulheres tendem a ficar remoendo os problemas, enquanto os homens procurar se distrair e esquecê-los, o que explicaria o comportamento distinto diante de situações estressantes.

Nenhum comentário: