domingo, 23 de março de 2008

Os mistérios do super Oil Man


O Oil Man é mais misterioso do q vc imagina. Começa q ele passeia de bicicleta, só sunguinha e tênis, justo em Curitiba, no inverno de Curitiba, quando a temperatura esbarra em 5 graus direto - às vezes, abaixo de zero. Pra não falar na fúria do vento e no arrepio da umidade. E ele só de sunguinha, tênis e... protetor solar.
Tem mais: ele só conheceu a praia, o mar, com quase 30 anos. Ficou besta... Mais q isso: extasiado! Explica q era (e é) uma pessoa simples, sem recursos, sem essa de passar o verão na praia.
(Nelson Rebello é ex-professor de biologia.
- E o q vc faz agora?
- Eu não faço nada.
- Uau! Precisa dar essa receita pra todo mundo..)
Nunca teve grana pra bancar esse luxo de temporada na praia. Mas, depois da descoberta, sempre q podia, descia pro litoral – por exemplo, no sentido de Antonina, a 80 quilômetros de Curitiba.
Agora, o lance que diferencia: ele gostava de passear na praia à noite. De bicicleta, claro. Atenção agora: antes de pedalar, passava protetor solar em todo corpo.
- Mas de noite?!
Ele sorri, algo embaraçado. E confirma:
- Pois é.
Atenção pra barra q ele teve de segurar: a moçadinha q estava por ali brincando, ficava meio zureta com aquele homem alto, de sunga, pedalando na areia dura, perto do mar, todo besuntado de óleo.
- É... acontecia mesmo. Muitas vezes, gritavam, provocavam, jogavam coisas. Aí, eu descia e ia caminhando a pé, levando a bicicleta.
Foi no escuro da noite beira mar, na região dominada pelo porto de Paranaguá, que nasceu o Homem Óleo, aquele que não quer pegar um bronze nem com a luz da lua.
- O Oil Man é uma forma de arte, eu considero.
Fala e sorri. Ele ri muito, fala rápido. E quando o assunto é Oil Man, costuma falar na terceira pessoa.
- O Oil Man é um super-herói. Então, não adianta as pessoas falarem mal, xingarem, pressionarem. Ele não vai mudar nunca.
E de onde veio o nome, afinal? Homem Óleo deve mesmo ser inédito do panteom dos super-heróis.
- Quando eu passeava pela praia, à noite, os meninos lá me chamavam de muitas coisas. Às vezes, xingavam mesmo. Era a época em que o Mike Tyson estava no auge. E ele era conhecido como o Iron Man, o homem de ferro. Uma vez, na praia, à noite, um menino gritou "e aí?, airon man!". Eu gostei muito daquilo. Mas Iron Man é o Tyson. Como já passava o óleo... ficou sendo Oil Man, o super-herói.
Mas... como todo super-herói, ele também tem um ponto fraco. E foi por isso q aconteceu o roubo: ia visitar uma ex-namorada, parou pra descansar e três meninos se aproximaram e... bay bay bike. Os super poderes nada puderam contra o pivetes trio.
Fundo musical pra toda essa aventura irada: Elvis Presley. O Homem Óleo conhece todo o repertório. E canta muito bem! Nunca vai esquecer a participação no show da The Oil Band... Siiiim!: uma banda curitibana em homenagem a ele.
- O Oil Man é único no mundo! Em nenhum país existe um super-herói como ele.
E ele é ele mesmo, né?
Postado por Maurício Kubrusly

Nenhum comentário: