quinta-feira, 10 de abril de 2008

Barriga depois dos 30 é mal comum entre os homens


Genética é só desculpa, sedentarismo e má alimentação são as reais causas do problema

Depois dos 30, parece que o espelho encolhe. Pelo menos, lateralmente. De uma hora para outra, sua barriga não cabe mais nele a calça aperta e o cinto precisa ser fechado logo nos primeiros furinhos. É bastante comum que os homens passem a apresentar uma barriguinha maior desta idade em diante , afirma o médico Miguel Vietri, da clínica New Man.
Mas nada de respirar aliviado. O problema é comum, mas isso não acontece por acaso. Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo são os principais responsáveis pelo surgimento da circunferência avantajada , completa o médico do esporte Daniel Gentil, do Check-up do Fleury Medicina e Saúde.Na entrevista abaixo, eles esclarecem por que essa temida barriguinha surge, dão dicas para preveni-la, desmistificam o papel da carga genética e ensinam você a medir o tamanho do perigo sim, é possível saber se sua barriga já representa uma ameaça para a saúde.
Por que os homens ganham barriga depois dos 30 anos?
Não é uma regra, mas é bastante freqüente que após os 30 anos o homem apresente uma barriguinha . Ela aparece, principalmente, em razão do aumento da ingestão calórica (alimentação errada) e do sedentarismo (falta de atividade física).
As mudanças hormonais têm alguma influência nisso?
No homem, ao contrário da mulher, as mudanças hormonais são menos importantes e ocorrem em uma idade mais avançada. Portanto, aos 30 anos não existe uma mudança hormonal radical. Com o envelhecimento ocorre uma diminuição da secreção do hormônio de crescimento (GH) e da testosterona, que diminui a massa muscular e facilita o aumento da gordura corporal.

O que os homens podem fazer para evitar isso?
Mudar os hábitos, mantendo uma alimentação adequada (em quantidade e qualidade) e praticar uma atividade física regular.
O estresse interfere no ganho de peso?
Cada indivíduo responde de maneira distinta ao estresse. Se a resposta desse indivíduo for aumento da ingestão alimentar ele terá sim aumento do peso.
Os homens só acumulam gordura na barriga?
Os homens têm uma predisposição em armazenar gordura na região abdominal. É a chamada gordura visceral. As mulheres, por outro lado, armazenam gordura principalmente nas coxas, no quadril e nos culotes, é a chamada gordura periférica. Após a menopausa, a mulher começa também a apresentar a gordura visceral (abdominal), que deve ser fortemente combatida. Isso porque ela se relaciona intimamente ao diabetes, infarto e derrame.
Qual a responsabilidade genética nesse problema?
A carga genética responde apenas por 30% dos casos de surgimento de gordura visceral, entre os homens. O resto é conseqüência dos maus hábitos alimentares e do sedentarismo.
Quais os riscos deste acúmulo de gordura?
Os riscos são enormes. A obesidade abdominal está fortemente relacionada à doença cardiovascular (que pode levar ao infarto, derrame) e ao diabetes (e todas suas complicações, como cegueira, insuficiência renal e pé diabético). Há ainda os riscos de lesões nas articulações e na coluna, ambos causados pelo excesso de peso e musculatura fraca.
Como saber se a barriga oferece riscos à saúde?
Existe uma medida? Os valores que hoje são aceitos: para homem até 94 cm e para mulher 80 cm (na linha do umbigo). Acima desses valores, já há risco em desenvolver obesidade visceral e todas suas complicações.
Um homem que sempre fez exercícios corre o risco de ter barriga?
Quem apresenta uma carga de exercícios regulares (atividades aeróbicas e de resistência muscular) e uma alimentação adequada praticamente não tem risco em acumular gordura na região abdominal. Daí a importância de uma vida ativa e uma alimentação equilibrada.
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário: